gallery/logo_since
gallery/cqm_balao-gde

CLUBE DOS QUADRINHEIROS DE MANAUS

 

Organização sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir a nona arte como forma de educação e cultura.

 

C.N.P.J. 18.498.032/0001-24

 

O grupo Orquídea Negra Cultural, com o farmacêutico Marcos Antonio dos Santos, a jornalista Nívea Maria e a professora da Universidade Federal do Amazonas, Conceição Derzi, realizou o I Encontro de Quadrinheiros de Manaus, nas dependências do Serviço Social do Comércio (SESC) em 14, 15 e 16 de outubro do ano de 1992. Deste encontro, nasceu a ideia de se fazer um fanzine com histórias em quadrinhos autorais de artistas locais (chamado de “Franca Zona”) e também a ideia de se juntar um grupo com o intuito de se difundir as histórias em quadrinhos. Este grupo ganhou o nome de Clube dos Quadrinheiros de Manaus.

Com reuniões semanais realizadas no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus passa a manufaturar vários outros fanzines, além do Franca Zona. Dentre muitos estão “Os Arcanos”, “Gothic”, “Hyper Comix” (que posteriormente se tornaria uma revista homônima distribuída nacionalmente), “Phodas-C”, “Gráfio”, “Vulgar” etc.

Realizam-se também outros Encontros de Quadrinheiros de Manaus, além do primeiro que deu origem ao grupo. Estes eventos, passam a ter em suas programações mostras de vídeos, exposições de quadrinhos autorais locais, exposições de coleções de quadrinhos nacionais e importados, palestras, mesas redondas, oficinas, atrações musicais e de grupos de capoeiras. Já alcançando uma certa tradição no cenário cultural local, os Encontros de Quadrinheiros de Manaus, também contavam com convidados de renome dos quadrinhos nacional, como por exemplo: LaerteAdão IturrusgaraiOtacílio Assunção Barros (o Ota da revista Mad), Gian Danton Lourenço Mutarelli.

O grupo passa a realizar semanalmente mostras de vídeos no Centro de Artes Hahnemann Bacelar da Universidade Federal do Amazonas. Sempre apresentando gratuitamente desenhos animados ou filmes diversos com ligações às histórias em quadrinhos.

No ano de 1996 o Clube dos Quadrinheiros de Manaus passa a realizar, o que seria o primeiro trabalho profissional coletivo feito por membros do Clube. Uma página inteira, com publicação semanal no extinto Jornal do Norte. Este trabalho ganhou grande repercussão na época, devido a sua ousada diagramação que, era formada basicamente por uma arte central bizarra ou chocante, rodeada por notas com atualizações da época, ou curiosidades no universo nerd/geek. Devido ao design inovador para os padrões do jornalismo, treze dessas páginas são enquadradas e passam a formar uma exposição itinerante que passará por lugares como Espaço Cultural ValerCentro de Artes da Universidade Federal do AmazonasFaculdade Martha Falcão, Centro Cultural Povos da Amazônia, Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Cultural Palácio Rio NegroGaleria Moacir Andrade (SESC-AM), dentre outros lugares notórios.

Logo em seguida, o grupo passa a realizar o “Arte na Praça” na praça Antônio Bittencourt, popularmente conhecida como “Praça do Congresso”, que expõe quadrinhos autorais locais, fanzines, artes plásticas, música ao vivo, recitação de poesias etc. O evento dura cerca de dois anos com periodicidade mensal.

Coordenação Municipal de DST/SIDA da Secretaria Municipal de Saúde, veicula o lançamento do fanzine “Franca Zona - Especial” em setembro de 2002. Fanzine este, que conta com a temática voltada para a prevenção das DSTs; tem tiragem de mais de mil exemplares e distribuição gratuita.

Em 2005 a Editora Valer lança pela Editora da UFAM o livro “Clube dos Quadrinheiros – As Melhores Histórias”. 1° comic book do Estado que representa o Amazonas na Bienal Internacional do Livro deste mesmo ano. O livro é uma coletânea de histórias em quadrinhos de vários estilos com 17 autores do Clube dentre desenhistas e roteiristas.

De 05 a 07 de agosto do ano de 2006, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza a Exposição Front Zine no hall da Faculdade Martha Falcão.

De 19 a 23 de dezembro de 2011 o grupo realiza o 1º ECO - HQ no Espaço da Cidadania Ambiental, no Shopping Manauara. Evento este, que trata da convergência de histórias em quadrinhos e meio ambiente. Na programação uma exposição permanente de histórias em quadrinhos inéditas do grupo, com temáticas ambientais, mostra de vídeos de cunho ambiental e uma mesa redonda com a temática "Quadrinhos e Meio Ambiente".

Em 25 de abril de 2012 o Clube dos Quadrinheiros de Manaus adquire o seu C.N.P.J. que tem o número 18.498.032/0001-24. Neste mesmo ano, o Clube participa da 1ª Mostra Cosplay SESC no domingo de 26 de agosto, com exposição de ilustrações, venda de camisetas, gibis e action figures.

Como última atividade deste ano, o grupo participa do 1º Circuito de Cultura Urbana no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou de 21 a 23 de setembro. Na ocasião, o stand do Clube que abrigava duas barracas, trazia exposição de ilustrações, HQ, venda de gibis, action figures e de caricaturas realizadas em tempo real para o público.

Em 2013 o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa da 2ª Mostra Cosplay SESC no dia 24 de fevereiro com stand, expondo ilustrações, venda de gibis e action figures.

Em 13 de abril, é promovida a Oficina de Quadrinhos para Quadrinheiros, realizada nas dependências do prédio Samuel Benchimol da Universidade Estadual do Amazonas.

Em 11 de agosto, ainda deste ano de 2013, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus volta a participar de nova Mostra Cosplay SESC com seu, já tradicional, stand de merchandise.

De 30 de setembro a 11 de outubro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus (em parceria com a Strategos - Gestão Cultural) promove a exposição coletiva "Arquivos", homenageando o escritor e roteirista inglês Neil Gaiman. O próprio Gaiman chegou a declarar, em sua página pessoal de Facebook, que ficou tocado pela homenagem.

No ano de 2015 o Clube dos Quadrinheiros de Manaus, mais precisamente em 06 de agosto, realiza a exposição itinerante Front Zine, que fica aberta para visitação pública gratuita na Galeria Moacir Andrade, no SESC-AM, até o dia 06 de outubro.

No dia 08 de agosto, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o seu primeiro Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM, onde são disponibilizados, fanzines e livros (de autoria de membros do Clube), além de mangás, gibis e action figures.

Em 27 do mesmo mês, numa parceria com o Cine Clube Canoa e Cine Clube Dzi, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus começa a realizar o Cine CQM. Mostra de vídeo gratuita com periodicidade mensal no Mao Hostel. Neste mês é exibido o filme "Guardiões da Galáxia" de 2014.

No dia 29, ainda de agosto, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

Em 24 de setembro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza nova edição da sessão gratuita de vídeo Cine CQM, desta vez o filme exibido é "Hellraiser" de 1987.

Em 26 do mesmo mês, nova edição do Mercado de Pulgas do CQM é realizada nas dependências do SESC-AM.

Na quinta-feira (dia 29), o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o Cine CQM do mês de outubro, com a exibição do anime "Ghost in the Shell".

Dois dias seguintes acontece a edição de outubro do Mercado de Pulgas do CQM no SESC-AM.

Em 26 de novembro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza nova edição da sessão gratuita de vídeo Cine CQM, desta vez o filme exibido é "Animatrix" de 2003.

Em 05 de dezembro, nova edição do Mercado de Pulgas do CQM é realizada nas dependências do SESC-AM.

Em 28 de janeiro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza sua primeira edição, do ano de 2016, da sessão gratuita de vídeo Cine CQM, com a exibição do filme "Barbarella" de 1968.

No dia 13 de fevereiro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza a primeira edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, do ano de 2016, nas dependências do SESC-AM.

Em 25 de fevereiro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição da sessão gratuita de vídeo Cine CQM, com a exibição do anime longa metragem "A Princesa Mononoke" de 1997.

No dia 19 de maço, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

Na quinta-feira (dia 31), o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o Cine CQM do mês de março, com a exibição do filme "Ghost World".

No sábado do dia 16 de abril o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa como convidado da 2ª Feira do Livro, realizada no Parque dos Bilhares pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil.

Na quinta-feira (dia 28), o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o Cine CQM do mês de abril, com a exibição da animação "Heavy Metal".

No dia 30 de abril, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

Na quinta-feira (dia 26 de maio), o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o Cine CQM do mês de maio, com a exibição do anime "Dante's Inferno".

Dois dias seguintes, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

Na edição de maio (28/05/2016) do Mercado de Pulgas do CQM, a entidade lança o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus e o primeiro produto com este selo, no caso o fanzine "Arty" Nº 1 (adquira em nossa loja), de histórias em quadrinhos de aventura e ficção científica de autoria de Rafael Artemis Soares.

No dia 11 de junho o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

Em 30 de junho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição da sessão gratuita de vídeo Cine CQM, com a exibição do longa metragem "Deadpool" de 2016.

No dia 9 de julho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do SESC-AM.

14 de julho é lançado mais um produto com o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus (adquira em nossa loja). No caso é o comic book "O Desejo Eterno" de Mário Orestes Silva que trata-se da primeira graphic novel do Estado do Amazonas.

No domingo do dia 31 de julho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa como expositor convidado com seu stand de merchandise do evento 1º Retrô Geek Manaus.

Em 27 de agosto, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus passa a realizar as sessões de seu cine clube "Cine CQM" nas dependências do Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou. O feito se deu com a exibição do anime longa metragem "Akira" de 1988.

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa do evento 5º Circuito de Cultura Urbana Magdalena Arce Daou com seu stand de merchandise e a palestra "História e Histórias do Clube dos Quadrinheiros de Manaus".

Neste mesmo mês o grupo também participa com stand de merchandise, nos dias 21 e 22, do III Book Fair realizado pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

No dia 8 de outubro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, desta vez no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

Em 5 de novembro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

19 de novembro é realizada a última exibição do Cine CQM do ano de 2016. Na ocasião o filme exibido foi a animação longa metragem francesa "Persepolis" de 2007.

No dia 10 de dezembro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza sua última atividade do ano de 2016 com mais uma edição do Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

A primeira atividade do Clube dos Quadrinheiros de Manaus no ano de 2017 é a participação no evento Crossover Party em 14 de janeiro, com seu stand de merchandise.

Em 04 de fevereiro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o seu primeiro Mercado de Pulgas do CQM do ano. Continuando o evento no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

04 de março é realizado o Mercado de Pulgas do CQM, daquele mês, na parceria com o Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

No dia 25 deste mesmo mês, é realizado o primeiro Cine CQM do ano de 2017. Nesta feita, a apresentação se deu, com o filme "Punisher - War Zone" de 2008.

08 de abril acontece mais uma edição do Mercado de Pulgas do CQM no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

Em 29 de abril, é realizado mais um Cine CQM. Agora com o filme "Hellboy" de 2004.

Na data de 06 de maio, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

No dia 20 de maio, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa da 3ª Feira do Livro realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) no Parque dos Bilhares, com stand de merchadise. Neste evento é lançado mais um produto com o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus. No caso trata-se do fanzine "Astrogirl" de Vicente Cardoso (adquira em nossa loja).

27 de maio, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza outra edição do Cine CQM, no Teatro Aldemar Bonates no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou, desta vez com o filme "Capitão América - Guerra Civil".

No dia 10 de junho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma edição de seu Mercado de Pulgas do CQM, nas dependências do Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou.

24 de junho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza outra edição do Cine CQM, no Teatro Aldemar Bonates no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou, desta vez com o filme "Kingsman - Secret Service".

Em 08 de julho o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza a última edição de seu Mercado de Pulgas do CQM no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou, findando-se assim o legado de dois anos do evento, que acabou por tornar-se, um dos mais significantes, da cidade de Manaus, no ramo nerd/geek.

Já no dia 29 deste mês de julho, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza a sua última sessão do Cine CQM, no Centro de Convivência da Família do Estado Magdalena Arce Daou, com a apresentação do filme "O Corvo" de 1994.

No dia 14 de setembro é lançado mais um produto com o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus. Desta vez, fugindo dos padrões, trata-se do CD "O Rock 'n' Roll Sempre Viverá Para Mim" (adquira em nossa loja) da banda de punk rock Os Playmobils.

Em 23 de setembro, o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa com seu stand de merchandise, como convidado, no 6º Circuito de Cultura Urbana Magdalena Arce Daou.

O ano de 2018 começa com o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participando do evento Universo Geek Museu, com seu stand de merchandise, realizado em 20 de janeiro no Palacete Provincial. Neste evento é lançado mais um produto com o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus. Trata-se do fanzine "Sério?" de Vicente Cardoso. Dentre a programação constou a palestra "História e Histórias do Clube dos Quadrinheiros de Manaus" ministrada por Mário Orestes Silva.

De 12 de abril a 15 de maio deste ano, a Exposição Front Zine volta a ficar aberta para visitação pública. Durante este período, se encontra no Centro Cultural Povos da Amazônia.

No dia 26, ainda no mês de maio, no evento 2º Feirão de Quadrinhos, o membro Mário Orestes Silva realiza a palestra "História e Histórias do Clube dos Quadrinheiros de Manaus".

Em 27 de abril o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa do evento Dia D RPG 2 no Centro Cultural Palácio Rio Negro, com seu stand de merchandise.

No dia seguinte, a entidade volta a realizar o seu cine clube, o Cine CQM. Desta vez as sessões passam a ser no Cine Teatro do Palácio da Justiça e a apresentação foi do anime "Paprika" do ano de 2006.

Em 05 de maio o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa, com seu stand de merchandise, da edição anual da Feira do Livro no Parque dos Bilhares, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS).

No período de 15 de maio a 17 junho a Exposição Front Zine fica aberta a visitação pública gratuita no Centro Cultural Palácio Rio Negro.

No dia 26 de maio o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza mais uma sessão do Cine CQM no Cine Teatro Palácio da Justiça. Desta vez o filme exibido é "Guardiões da Galáxia 2" de 2017.

Em 30 de maio é lançada no Festiva Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte, a revista "Ajuri Comics" que trás histórias em quadrinhos de vários grupos de Manaus, inclusive 4 histórias inéditas de membros do Clube dos Quadrinheiros de Manaus.

A partir de 19 de junho a Exposição Front Zine fica aberta a visitação pública gratuita no Palacete Provincial até o dia 15 de julho.

Em 30 de junho é realizada mais uma sessão do Cine CQM no Cine Teatro Palácio da Justiça. Desta vez o filme exibido é "American Splendor" de 2003.

No dia 16 de julho a exposição itinerante Front Zine passa a ficar aberta para visitação pública no Centro Cultural Palácio da Justiça, onde fica até a data de 09 de setembro.

17 de julho o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa com seu stand de merchandise do evento Retrô Geek 2018, realizado na Casa das Artes no Largo São Sebastião.

Em 28 de julho é realizada mais uma sessão do Cine CQM no Centro Cultural Palácio da Justiça. Desta vez o filme exibido é "The Rocketeer" de 1991.

Nos dias 18 e 19 de agosto o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa novamente do evento Universo Geek Museu, no Palacete Provincial. Desta vez, além do seu stand de merchandise, o membro Mário Orestes Silva ministra a palestra "História e Histórias do Clube dos Quadrinheiros de Manaus".

25 de agosto é realizado mais um Cine CQM no Centro Cultural Palácio da Justiça, desta vez com o anime "Nausicaä de la Vallée du Vent", com sorteio de brindes para o público.

Em 29 de setembro mais uma sessão do Cine CQM é realizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, desta vez com o filme "Rurouni Kenshin", com sorteio de brindes para o público.

No dia seguinte o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa com seu stand de merchandise e com workshop "Escrita Criativa de Ficção Científica" (ministrada por Carol Peace) do evento beneficente Manaus Geek Day.

Em 13 de outubro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus realiza o Cine CQM Especial Dia das Crianças, no Cine Teatro do Palácio da Justiça com a animação "Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo", que contou com a distribuição de bombons para o público.

No dia 27 do mesmo mês acontece o Cine CQM com o filme "300" também no Cine Teatro do Centro Cultural Palácio da Justiça.

Mais um produto com o Selo de Recomendação do Clube dos Quadrinheiros de Manaus é lançado no dia 9 de novembro. Agora trata-se da edição comemorativa da revista Hyper Comix (adquira em nossa loja).

Em 18 de novembro o Clube dos Quadrinheiros de Manaus participa do Festival Retro Rock no Palacete Provincial. A participação se deu com o stand de merchandise, a palestra "A Representação Feminina nas Histórias em Quadrinhos" e o workshop "Escrita Criativa de Ficção Científica" ministrados por Carol Peace. Neste mesmo evento é lançado o site oficial do Clube dos Quadrinheiros de Manaus.